top of page

Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é…


1 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… o mesmo que desligar os telefones da empresa, que restringir o envio e recebimento de emails, que limitar o desenvolvimento de relacionamentos externos que podem ajudar a empresa a crescer em seus negócios e reputação. Ou seja, é o mesmo que falar: “vocês estão proibidos de falarem uns com os outros”, imaginando ser isso possível

2 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é... negligenciar o poder de influência que seus funcionários têm na sociedade, de representar a empresa para o mercado, de ocupar o espaço que hoje os seus concorrentes estão ocupando nas redes.

3 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… perder uma enorme e única oportunidade de geração e compartilhamento de conhecimento. Ou você pensa que o seu colega de trabalho não tem uma boa história para contar? 4 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… deixar de usar o canal mais poderoso para recrutamento e seleção de pessoal. As empresas mais inteligentes já descobriram que as mídias sociais são o meio mais eficaz, rápido e barato para descobrir e engajar talentos.

5 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… perder uma especial motivação para trazer e reter a nova geração Y em sua empresa, que tanto valoriza isso.

6 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… dispensar um excelente meio de aumentar o engajamento dos funcionários, melhorando o clima e quebrando barreiras geográficas e hierárquicas. Que empresa não gostaria de dizer que tem uma política de portas abertas?

7 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… ficar atrás dos concorrentes, porque certamente sempre existirá um competidor de sua empresa fazendo algo melhor e mais ousado que você.

8 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… não usar os canais que os clientes mais preferem para conversar com as empresas. Pesquisas mostram que 70% dos clientes gostariam de interagir com as empresas via mídias sociais.

9 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… perder um canal de comunicação direto com o mercado, clientes e admiradores da marca. Empresas que optam por isso ainda têm sua comunicação externa baseada e dependente do velho tripé: página corporativa na web, relações com a imprensa e relações com analistas de mercado.

10 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… uma mera questão de tempo. As empresas também relutaram em liberar o uso do telefone pelos funcionários (teve uma época que as empresas colocavam cadeados nos telefones), o uso do email (no início somente os executivos tinham direito a tal luxo) e o acesso à internet (as empresas diziam que os funcionários não teriam maturidade para acessar a internet e que isso geraria perda de produtividade).

11 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… Ilusão, pois eles já estão nas mídias sociais através de seus smartphones ou tablets.

Assine o blog

Obrigado(a)!

bottom of page