1 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… o mesmo que desligar os telefones da empresa, que restringir o envio e recebimento de emails, que limitar o desenvolvimento de relacionamentos externos que podem ajudar a empresa a crescer em seus negócios e reputação. Ou seja, é o mesmo que falar: “vocês estão proibidos de falarem uns com os outros”, imaginando ser isso possível
2 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é... negligenciar o poder de influência que seus funcionários têm na sociedade, de representar a empresa para o mercado, de ocupar o espaço que hoje os seus concorrentes estão ocupando nas redes.
3 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… perder uma enorme e única oportunidade de geração e compartilhamento de conhecimento. Ou você pensa que o seu colega de trabalho não tem uma boa história para contar? 4 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… deixar de usar o canal mais poderoso para recrutamento e seleção de pessoal. As empresas mais inteligentes já descobriram que as mídias sociais são o meio mais eficaz, rápido e barato para descobrir e engajar talentos.
5 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… perder uma especial motivação para trazer e reter a nova geração Y em sua empresa, que tanto valoriza isso.
6 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… dispensar um excelente meio de aumentar o engajamento dos funcionários, melhorando o clima e quebrando barreiras geográficas e hierárquicas. Que empresa não gostaria de dizer que tem uma política de portas abertas?
7 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… ficar atrás dos concorrentes, porque certamente sempre existirá um competidor de sua empresa fazendo algo melhor e mais ousado que você.
8 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… não usar os canais que os clientes mais preferem para conversar com as empresas. Pesquisas mostram que 70% dos clientes gostariam de interagir com as empresas via mídias sociais.
9 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… perder um canal de comunicação direto com o mercado, clientes e admiradores da marca. Empresas que optam por isso ainda têm sua comunicação externa baseada e dependente do velho tripé: página corporativa na web, relações com a imprensa e relações com analistas de mercado.
10 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… uma mera questão de tempo. As empresas também relutaram em liberar o uso do telefone pelos funcionários (teve uma época que as empresas colocavam cadeados nos telefones), o uso do email (no início somente os executivos tinham direito a tal luxo) e o acesso à internet (as empresas diziam que os funcionários não teriam maturidade para acessar a internet e que isso geraria perda de produtividade).
11 Proibir os funcionários de participarem das mídias sociais é… Ilusão, pois eles já estão nas mídias sociais através de seus smartphones ou tablets.