top of page

FEITO COM IBM chega ao Brasil


Entrou no ar em junho a nova campanha global da IBM chamada MADE WITH IBM. Na verdade, ela não é realmente uma nova campanha pois funciona como uma espécie de continuação da campanha SMARTER PLANET, ou PLANETA MAIS INTELIGENTE, lançada globalmente em 2008. Naquela época, sob o convite “Vamos construir uma planeta mais inteligente”, a empresa desafiou a sociedade para pensar diferente, apresentando evidências da existência de uma oportunidade única para governos, sociedade e empresas construírem um mundo melhor para todos nós a partir da intensa instrumentalização, interconexão e inteligência computacional embutida em quase tudo que tocamos e usamos. Conceitos como “cidades inteligentes” foram apresentados e intensamente discutidos. A conversa provocada pela IBM gerou frutos e o posicionamento da empresa foi muito bem recebido pelo mercado, não só colaborando para a marca e imagem, mas também abrindo novos negócios e possibilidades.


MADE WITH IBM, ou FEITO COM IBM em português, é a continuação da conversa… ou, melhor, um aprofundamento dela. O conceito por trás de uma sociedade mais inteligente está no uso mais estratégico e intenso das novas tecnologias, muitas delas já debatidas cotidianamente como big data, computação em nuvem, mídias sociais e mobilidade. Mas outras surgem com força como computação cognitiva, onde sistemas computacionais vão interagir, aprender e se desenvolver com quase ou nenhuma interferência humana. Estamos diante de uma era de transformação profunda e a IBM se posiciona como protagonista nesse tsunami.

Enquanto PLANETA MAIS INTELIGENTE falava no O QUE no POR QUE dessa transformação, FEITO COM IBM vai falar no COMO se faz essa transformação, ou seja, no uso prático dessas tecnologias para transformar a sociedade e as empresas. Serão casos reais e reflexões da construção do novo mundo que está na nossa frente a partir das novas tecnologias. Casos como um time de rugby que usa análise de dados para melhorar a performance do jogo até o auxílio no tratamento do câncer. Mais do que uma campanha publicitária, FEITO COM IBM é uma campanha de conteúdo. Assinada pela Ogilvy, a campanha foi lançada em abril nos USA e agora é lançada no Brasil. O primeiro filme veiculado no país funciona como uma espécie de apresentação desse posicionamento.

Outra novidade é a entrada no ar de um filme totalmente criado, filmado e produzido no Brasil. Chamado de PAIXÃO FEITA COM DADOS, ele está intimamente conectado com o momento que vivemos no país. O filme fala sobre a tecnologia de Análise de Sentimentos em Redes Sociais da IBM aplicada ao futebol, que entende e interpreta o que milhões de torcedores postam durante as partidas, em tempo real. Nós, brasileiros, somos apaixonados por futebol e tecnologia. O filme produzido no Brasil usou técnicas inovadoras de filmagem, como 6 câmeras apontando em direções diferentes presas em um drone. As imagens captadas foram então “coladas” e editadas para dar toda a sensação de 360°. O local foi a histórica Vila Maria Zélia, localizada no bairro de Belenzinho.

A aplicabilidade da tecnologia de análise de sentimentos é imensa, em várias dimensões. As empresas podem usar a tecnologia para monitorar suas marcas, no atendimento aos clientes, na avaliação dos produtos, etc. Governos podem usar para ouvir o cidadão, identificar necessidades, etc. Existem aplicações diversas em todos os ramos de indústria e da sociedade em geral, afinal estamos falando de capturar a percepção e o sentimento das pessoas a respeito de qualquer coisa.

Visite o site FEITO COM IBM para conhecer os casos. A tecnologia é pervasiva e está em todos os lugares. Empresas, governos, entidades e outras instituições da nossa sociedade já estão sabendo tirar vantagem das novas tecnologias para se transformarem, reinventarem e gerarem mais negócios e bem estar social. São muitos exemplos emblemáticos, alguns simples no conceito mas muito impactantes. Estamos num mundo em movimento e FEITO COM IBM mostra quem está liderando essa transformação.

Assine o blog

Obrigado(a)!

bottom of page