top of page

Etiqueta Corporativa – Um caso real de boa prática

Etiqueta corporativa é sempre um tema importante nas empresas, especialmente naquelas que possuem um grande contingente de colaboradores. Na IBM Brasil este é um tema recorrente e constante na pauta de comunicação interna e recursos humanos.


Apesar do grande número de livros e artigos a respeito, e que me perdoe a Glorinha Kalil, mas o conceito de etiqueta é muuuuito relativo. O que é importante para mim nem sempre é relevante para o meu filho. E é isso o que ocorre no ambiente de trabalho, que está em constante transformação em relação a vestuário, comportamento e relacionamento. O chefe tem que estar preparado para o “bom dia” ou para o “qualé mê irmão?”

Quer ver outro exemplo? Vai no post “30 dicas de etiqueta no trabalho” no blog isecretarias.com e pega a primeira dica. Logo a primeira dica!!!

No Elevador: Como agir se me deparar com o dono da empresa no elevador? Cumprimente com um bom-dia e despeça-se com um até logo caso desça antes dele. Não puxe assunto – se ele quiser conversar com você, tomará a iniciativa.

A dica acima pode até parecer razoável como regra de etiqueta, mas do ponto de vista de oportunidade eu diria que o funcionário perdeu uma enorme chance de falar com o presidente da empresa e aparecer, de se fazer relevante, de causar uma boa impressão. Esta regra de etiqueta não vale para mim não!!

Enfim, etiqueta é algo relativo e numa grande empresa deve ser alvo de constante debate, alinhamento e comunicação. É muito desejável o envolvimento e participação dos funcionários na discussão.

Na IBM Brasil nós tivemos uma experiência muito saudável há anos atrás. A empresa identificou a necessidade de focar mais no assunto na IBM de Hortolândia, onde a empresa tem um dos maiores centros de serviços do mundo, com milhares de colaboradores. Várias ações foram tomadas, muitas delas com grande participação dos gerentes e funcionários. Aliás, muitas iniciativas espontâneas vieram dos funcionários, como por exemplo o vídeo abaixo, onde os funcionários atuam como atores e atrizes. Muito divertido. O vídeo virou “campeão de audiência”, tornando-se viral e tocando quase toda a empresa.

Assine o blog

Obrigado(a)!

bottom of page